Apoio Clínico
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA (AN)
A Avaliação Neuropsicológica (AN) é um instrumento de análise clínica que tem como objetivo o estudo detalhado das seguintes funções: cognitivas ou mecanismos que leva o indivíduo a aprender, práticas que são os procedimentos na realização de um ato motor, comportamentais e emocionais.
Aplicada por neuropsicólogos, a AN proporciona parâmetros para diagnosticar perdas ou problemas na capacidade que o ser humano tem em aprender, se movimentar e se relacionar, a partir deste diagnóstico, pode-se estabelecer procedimentos e intervenções terapêuticas, desenvolvendo, assim, um plano de reabilitação.
ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO (APP)
A Psicopedagogia é um campo de atuação nas áreas da Saúde e Educação que tem como objetivo compreender os processos de aprendizagem humana e as dificuldades que o indivíduo tem em aprender.
Usando como base a interdisciplinaridade de ciências como a psicologia, a pedagogia, a medicina e a neurociência, o psicopedagogo constrói com base em diagnósticos clínicos multidisciplinares ações terapêuticas na melhoria e reabilitação ao ato de aprender e se relacionar.
Por meio de instrumentos como: entrevistas, observação de material escolar, atividades de escrita e leitura, provas de cálculo, avaliação de funções cognitivas, jogos, análise de desenhos e grafismo, o psicopedagogo tem condições de formular um diagnóstico e propor um tratamento junto a uma equipe multidisciplinar com profissionais de áreas afins.
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO (AP)
Os processos mentais e o comportamento humano são os principais objetos de estudo da psicologia, sendo estes, elementos relevantes no processo de aprendizagem. O psicólogo que atua na área clínica e também dá ênfase ao processo de aprendizagem pode, através da observação e diagnóstico, interpretar e propor uma intervenção terapêutica com o objetivo de melhorar a eficiência no ato educativo.
Outro aspecto importante no atendimento psicológico está voltado para a orientação vocacional que foca as aptidões avaliadas no indivíduo como habilidades e competências que este possui ou precisa desenvolver para exercer um papel profissional adequado ao seu perfil pessoal.