Tema que gera apreensão em todos os setores do Brasil e do Mundo, o COVID19 pode tornar-se tema de redação do ENEM.
Por Claudia Gummersbach
O planeta sente os efeitos do coronavírus em todos os setores: saúde, economia, educação, entre outros. Se você pretende prestar o ENEM, é imprescindível conhecer a fundo todos os aspectos que envolvem o COVID19.
Dicas: Acesse as noticias, vídeos, podcasts e levante o maior números de informações sobre o assunto.
Antes de iniciar, vamos recordar alguns conceitos. Para elaborar uma dissertação-argumentativa, é importante relembrar o significado de cada um desses termos.
- Dissertar significa falar sobre algo, expor um assunto de maneira abrangente e aprofundada.
- Argumentar significa apresentar dados, ideias, provas que fundamentem um ponto de vista sobre o tema, ou seja, defender uma tese.
O texto dissertativo-argumentativo deve falar sobre um tema a partir de um ponto de vista crítico e, além disso, é necessário comprovar a validade desse posicionamento por meio de uma argumentação bem fundamentada.
Tipos de argumentos:
- Argumento por definição: Conceitua o assunto que você vai redigir.
- Argumento de autoridades: baseia-se na citação de uma fonte confiável, como um especialista no assunto que está sendo debatido.
- Argumento por evidência (ou por comprovação): dados estatísticos, pesquisas, fatos notórios.
- Argumento por comparação (ou por analogia): estabelece relação de semelhança ou diferença entre a tese defendida e algum outro dado, a fim de comprovar seu ponto de vista.
- Argumento por causa e consequência: para comprovar uma tese, você pode buscar as relações de causa (os motivos, os porquês) e de consequência (os efeitos).
- Argumento por ilustração (ou exemplificação): Um exemplo é sempre um elemento que traz força para a defesa de um ponto de vista, visto que é a melhor forma de comprovar uma opinião. Podem ser utilizados: fatos divulgados na mídia, dados estatísticos, situações fictícias.
- Argumento por alusão histórica: utiliza fatos históricos para fundamentar o argumento.